Tratamentos de gengiva

Seu sorriso e saúde bucal nas mãos de quem é referencia mundial no assunto

Periodontia

Especialista em Periodontia, o Dr. José Bernardes escreveu livros sobre o assunto e ministra cursos na área no Brasil e no mundo. Na Clínica, o tratamento envolve um diagnóstico minucioso e procedimentos que vão auxiliar também na prevenção contra doenças periodontais. Tudo é feito visando à perfeição do tratamento, já que essa é a área da Odontologia que cuida das estruturas que sustentam os dentes. Doenças periodontais podem começar na gengiva com uma simples inflamação e alteração de cor (fica avermelhada) e sua importância é, muitas vezes, negligenciada, o que pode culminar na perda óssea e fatalmente levar à perda do dente.

Enxerto de gengiva

Um sorriso bonito não é garantido apenas por dentes brancos e saudáveis. Muitas vezes ele fica comprometido pela falta de gengiva, que deixa a raiz mais exposta. Problemas desse tipo são solucionados na Clínica Dr. José Bernardes por meio de enxertos de gengiva.

As melhores técnicas e estudos estéticos profundos são aplicados no tratamento, garantindo, assim, que as possíveis causas da retração de gengiva sejam sanadas e que o paciente recupere a segurança ao sorrir.

Raspagem

Utilizando métodos pioneiros e os melhores materiais do mercado, a equipe da Clínica Dr. José Bernardes realiza tratamentos como a raspagem para prevenir e tratar inflamações como a gengivite.

O procedimento envolve a remoção da placa bacteriana calcificada (tártaro) para impedir que o problema evolua e comprometa o sorriso e a saúde bucal.

Na clínica, também é feito um acompanhamento planejado para evitar o reaparecimento da doença. Assim, o paciente pode se sentir seguro com um sorriso bonito e uma boca verdadeiramente saudável.


Perguntas Frequentes

1. Doença periodontal é o mesmo que gengivite?

Dr. José Bernardes: Não, a gengivite é caracterizada por uma inflamação na gengiva e não provoca alteração óssea. No entanto, quando não tratada, a doença pode evoluir para uma periodontite. Nesse caso, ocorre a reabsorção dos ossos maxilares e a perda dos dentes.

2. Qual a causa da doença periodontal?

Dr. José Bernardes: A formação e acúmulo da placa bacteriana/tártaro é a principal causa de doenças periodontais. Uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são as principais maneiras de se prevenir a placa. No entanto, sua ocorrência pode estar associada a alterações hormonais, uso de alguns medicamentos ou queda de imunidade.

3. Como posso saber se tenho doença periodontal?

Dr. José Bernardes: Sangramentos durante a escovação ou com o uso de fio dental indicam a ocorrência de um processo inflamatório. Em casos mais graves, é possível observar também a retração gengival ou alteração na posição dos dentes.

4. Posso tratar doenças periodontais somente com medicamentos?

Dr. José Bernardes: A placa bacteriana e o tártaro são os principais causadores de doenças periodontais e a remoção desses agentes só pode ser feita mecanicamente pelo cirurgião dentista. Assim, até mesmo o uso de medicamentos precisa estar associado a limpezas de dente regulares para se combater a placa de maneira eficaz.